terça-feira, 17 de maio de 2011

SUBSTITUA AS SACOLAS PLÁSTICAS, O MEIO AMBIENTE AGRADECE!







PRATIQUE A SUA CIDADANIA,CONTRIBUA COM O MEIO AMBIENTE, A SACOLA PLÁSTICA DEMORA 300 ANOS PARA SE DECOMPOR, ALÉM DE ENTUPIR BUEIROS E MATAR ANIMAIS DO MAR.


São Paulo - Entrou em vigor neste mês uma lei que proíbe o uso dos sacos plásticos e oxibiodegradáveis na capital mineira, Belo Horizonte. Além da legislação, a cidade trabalha em uma campanha de conscientização chamada “Sacola Plástica Nunca Mais”.

Os pontos de varejo, como padarias, lojas, supermercados, entre outros, deverão usar sacolas biodegradáveis, feitas com amido de milho, que estão à venda nos comércios da cidade por R$ 0,19.

Estas sacolas são parecidas com as tradicionais o que as difere é a sua composição. Ao invés de ter como matéria-prima o petróleo e levar centenas de anos para se decompor, as biodegradáveis são feitas com material orgânico e se desfazem em apenas 180 dias.

Durante os próximos 45 dias o governo local trabalhará na divulgação da campanha de conscientização, por isso os estabelecimentos não serão multados. Após esse período, os comerciantes que estiverem fora do que foi determinado na lei serão condenados a pagar multas de até mil reais.

Além dos sacos biodegradáveis, os estabelecimentos estarão equipados com sacolas retornáveis e deverão incentivar os clientes a usarem alternativas ecologicamente corretas, como reaproveitar as caixas de papelão ou carrinhos. Dessa forma a prefeitura espera chegar à redução de 80% na utilização desses materiais prejudiciais ao meio ambiente.

2 comentários:

  1. Leile, a mãe natureza agradece esta iniciativa do ser humano de ter criado uma lei proibindo o uso de sacolas plásticas (tendo como matéria-prima o petróleo). É inegável a importância de condutas sustentáveis, mas num mundo cão como este (mundo capitalista), nós temos sempre que problematizar as coisas, e sendo assim, vamos lá: Por que só agora estão querendo trocar de sacolas? Porque a sacola biodegradável tem como matéria-prima o milho. E daí? Daí que os EUA é o maior produtor de milho do mundo. Sei não, mas acho que sei lá! Um abraço forte!!! ah, desculpa pelo (em fim) do outro comentário. Na verdade a minha cabeça de anta deveria ter escrito, ENFIM!!!

    ResponderExcluir
  2. Beto, meu amigo, só tenho a agradecer pelos seus maravilhosos comentários. Volte sempre e deixe aqui o seu recado que só tem enriquecido o blog.bjos

    ResponderExcluir